quarta-feira, 25 de julho de 2012

Boa noite, só que ao contrário!


Você se lembra de quando aprendeu a diferenciar o dia da noite? Não? Mas pode ter certeza de que a sua mãe se lembra!

Hoje em dia tem cada coisa moderna né?(a típica mãe falando). Menina, é celular sem teclado, TV com internet, vassoura que recolhe a sujeira, máquina que lava E seca a roupa... Como é que pode ainda não existir luz elétrica dentro do útero? A faça-me um favor né, está mais do que na hora de alguém facilitar a vida dos bebês, e além de tudo eles iriam nascer sabendo essa tão simples diferença...

Nas primeiras semanas de vida do bebê ele não tem ideia desta sutil diferença, portanto irá dormir muito de dia, e acordar muito a noite. Eu considero esta a fase mais cansativa de todas.
As mamães que já passaram por esta experiência costumam aconselhar-nos a aproveitar os cochilos do bebê para dormir também. Mas no meu caso, a pressão era tanta para dormir junto com o bebê que tudo o que eu mais conseguia fazer era ficar acordada nestes momentos. Ela fechava os olhinhos e eu exausta ia para a cama: Tenho que dormir, tenho que dormir porque já já ela acorda, tenho que dormir AHHHH...
Comigo não funcionava, e para piorar só fui descobrir que precisamos ensinar para o bebê a diferença entre o dia e a noite lá para a segunda semana de vida dela.

Á noite, quando o cansaço ia apertando mais ainda, a Valentina em um passe de mágicas PLIM, arregalava os olhos, como quem diz, HÁ te peguei! E assim ela ficava acordada a noite inteirinha. Sem saber o que fazer eu pensava... já que ela esta acordada, a única coisa que me resta é acordar também. Então eu acendia as luzes, pegava o livro de histórias e começava a ler pra ela. Senta, mas senta mesmo que lá vem muita história...eram horas e horas a fio e a única pessoinha que ficava com sono era a própria contadora de histórias, YO!
Calma honey, você tem sim que ler histórias para estimular o seu bebê desde cedo, mas não precisa ser as 4h da madrugada, procede? Foi aí que fui encontrar a solução no meu guia de bebês. De nada adiantava eu entrar na dela e tratar o dia como noite e vice e versa...eu precisava demonstrar a ela a diferença. Assim fui aprendendo a evitar as conversas com o bebê no período noturno, deixar tudo bem escurinho, tentar trocar a fralda com menos frequência quando ela acordava para mamar, pois isso desperta o bebê. MUITO MENOS LER HISTÓRIAS! De dia você pode fazer a algazarra que quiser, converse, cante, leia histórias e mesmo quando o bebê cochilar, deixe-o no claro.

Com estas dicas eu alcancei o sucesso! Logo, a Valentina percebeu que a noite é o momento para ela recarregar as suas energias e no segundo mês já passou a dormir a noite inteira. Uma verdadeira mocinha de fraldas!
Agora você já sabe...aproveitar os cochilos do bebê para dormir também é sim uma ótima ideia, mas melhor ainda é você trabalhar na adaptação dele com a nossa realidade o quanto antes. Desta forma você pode passar a dormir no seu horário de costume e descansar mais, olha que beleza!

Agora por exemplo, eu deveria estar na cama aproveitando para dormir pois já passa da meia noite...Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário