terça-feira, 10 de julho de 2012

♪ Ai Ai Ai Ai Ai Ai Assim você mata o papai ♪


Sem rodeios:

Você solta pum na frente do seu marido/namorado? Solta pum na frente de seus amigos e parentes? Se a sua resposta foi sim, para o pum no marido/namorado, posso dizer que você está razoavelmente bem. Se a resposta foi sim para a segunda pergunta, você está realmente muito bem. Porém, se você é uma ladie que mantém o pum enclausurado e só o libera para o seu próprio travesseiro, aí sim você está perdida! É bom começar a trabalhar o lado emocional para que ele, o pum, fique mais extrovertido.

Estou falando da recuperação pós-parto de uma cesariana. Devido á cirurgia sua barriga permanece inchada por alguns dias, como se ainda estivesse grávida. O que ocorre é que o bebê, ao sair, deu lugar aos gases, e olha que não são poucos e nem fofinhos como ele. Quem já teve cólica de gases sabe bem do que estou falando. Quanto mais gases, maior o incômodo, o desconforto, e mais fortes serão as dores, pois quando a barriga incha ela estica também a sua cicatriz.

 Agora vem o dilema, o médico irá te aconselhar a não falar muito neste momento do pós- parto, para que evite acumular mais gases ainda. Mas se você for como eu, que adora receber visitas, como evitar o falatório?

Pois bem, daí vem o título deste post, “assim vc mata o papai”, já que ele vai estar presente na maioria dos momentos de pum, coitadinho do papai, mas faz parte =) 
Agora, e os demais momentos em que o quarto estiver com as visitas e você sentir aquela vontade? Vai optar por segurar e sofrer ainda mais na sua recuperação? Deixar de lado a etiqueta e arregalar os olhos das visitas? Levantar e dar uma volta no corredor ou ir até o banheiro para eliminar quem está te matando? Ou preparar antes o território enviando sutis dicas para as futuras visitas?

Segurar não é a melhor saída! Levantar para dar uma voltinha a cada vontade que surgir também é inviável, já que dói muito a cicatriz quando se levanta da cama.
Como eu não sabia desta parte da recuperação, claro, minha opção foi segurar, já que possuo uma personalidade de pum envergonhado. Mas se você ainda não passou por isso, é bom saber e pensar no que fazer para evitar constrangimentos e facilitar a sua recuperação.

Claro que os parentes e amigos mais íntimos irão entender a punzaiada...podem até passar mal, sentir enjoos e câimbras na face, mas no fundo irão te entender...mesmo assim, vale pensar em uma alternativa para as demais visitas...A dica que eu achei mais bacana é da doula Ana Paula Garbulho, que atende vários casais grávidos no curso de Cuidados com Bebê e Pós-parto:

No nascimento, o papai envia um email aos colegas e amigos com a foto do bebê e um recadinho de que a família estará com as portas abertas para receber a todos, depois do primeiro mês de vida em casa.
Ótima dica, não acha?

É claro que você não vai querer extinguir todas as suas visitas, afinal muitos amigos e parentes te apoiaram e participaram dos nove meses da gestação, então esta seleção fica por sua conta!

Fica por aqui o post do pum...muitas futuras mamães com certeza nem imaginavam este sofrimento...mas nem tem como imaginar né? Tem coisas que só aprendemos vivendo na pele. Beijos e até logo!

3 comentários:

  1. Amiga, definitivamente eu já não tenho personalidade de pum envergonhado, quem dirá quando estiver em pós parto, ainda mais com sua dica, eu vou é liberar o pum!hahahahahahaha..eu ia te visitar nas minhas férias em agosto, mas depois dessa, é melhor eu esperar mais um pouco!hahahahahahahaha beijos pra vc que está mais linda e peidorreira do que nunca! (:

    ResponderExcluir
  2. O pum sai da mãe e passa pra filhinha hahaha

    ResponderExcluir
  3. Nããão amiiiga, mas eu já passei dessa fase...pode vir sim!
    E faz isso mesmo, libera o puuuuuuum...só cuidado p/ não intoxicar o bebê rs

    ResponderExcluir